Bem-Vindos

Obrigado por acessar meu humilde blog, espero que de alguma forma ele possa ajudar você. Felicidades!!!

8 de out. de 2010

A metáfora do fundo do poço

Uma pessoa uma vez disse a seguinte frase: _Estou no fundo do poço!

Comecei a analisar a frase de uma maneira mais positiva do que a pessoa estava passando, claro que ela se referia ao fracasso, a delisuão e a total falência no campo pessoal e financeiro, mas, como acredito que tudo tem dois modos de interpretação optei por começar a interpretar qualquer situação de modo otimista e positivo.
Fundo do poço, na linguagem popular indica o final de algo que não deu certo, indica que os problemas vieram todos de uma vez e abriram um buraco sob seus pés, indica que não existe mais solução e que você chegou ao lugar mais escuro e desesperador que um ser-humano pode chegar, o fundo do poço é a frase que todos que fracassaram e estão atolados em dividas usam para definir seu estado.

Mas, analise por outro lado, quem chega ao fundo do poço?
Quem cava tentando encontrar água limpa e potável para matar a sede, o poço na idade média era o simbolo de estabilidade, se cavassem e encontrassem água começava a se estabelecer ao seu redor moradias,comércios, vilas inteiras ou até mesmo cidades se iniciaram ao redor de um poço.
Então os cavadores de poços eram os mais importantes homens da sociedade medieval quando as pessoas precisavam se estabelecer em algum lugar, só chega ao fundo do poço aquele que arrisca tentar encontrar água pura para poder estabelecer-se, se você está no fundo do poço significa que você tentou, que arriscou, muitos cavam poços, poucos obtém êxito, aqueles que não conseguem encontrar a tão almejada água, acabam no fundo de um grande buraco seco, desesperados e sedentos.

É difícil sair do fundo do poço quando se encontra nele, você cavou muito e profundamente acreditando que encontraria água dentro dele, arriscou tudo, depositou suas esperanças, muitas vezes abandonando até sua família para proporcionar uma vida melhor para ela assim que conseguisse encontrar a tão almejada água, ao chegar ao fundo do poço e descobrir que ele está seco o que lhe resta é o cansaço, desespero e decepção.
Mas, se você está se sentindo no fundo do poço, basta ter a certeza de que já não tem mais o que descer a tendência agora é subir, a escalada é cansativa e demorada, muitos desistem e se deixam tragar pelo poço entregando-se, mas, não precisa ser o seu caso, você pode sentar-se para descansar, colocar seus pensamentos em ordem, e definir o melhor meio de escalar e sair de dentro do poço.

Pode demorar até que consiga ter a força e garra necessária para sair do fundo do poço, alguns tem a sorte de ter alguém que ajude na escalada, outros precisam escalar por conta própria, a metáfora ``fundo do poço`` ajuda a entender bem uma situação desesperadora, alguns levam anos para sair do poço, mas, tem a certeza que se escalar aos poucos um dia estará fora e mais preparado, mais forte.
Se você sente que chegou ao fundo do poço de algum modo, primeiro tem que ter a consciência de que você mesmo cavou, que agora sair desse poço é uma tarefa difícil mas não impossível o primeiro passo é não gastar suas forças lamuriando-se por ter feito tanto e não encontrar nada, escale, tenha a coragem de querer sair, de o primeiro passo em direção a liberdade e com certeza quando você for cavar novamente um poço antes você terá a experiência de saber se esse poço terá água ou será outro buraco vazio.

Não desista nunca porque o primeiro passo em direção ao sucesso é a coragem!

2 comentários:

  1. Sua ideia sobre " o fundo do poço " , bem como este link se acham inseridos no blog VESTÍGIOS DA LUZ ! Um abraço !

    http://vestigiosdaluz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Hilton, não sabia disso, escrevi somente baseado em pensamentos meus, mas, é muito legal saber que existem pessoas que pensam igual, a partir de agora seguirei esse blog tb! Abrss

    ResponderExcluir

Blogs que sigo

Translate bar

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog